Abrigo Idosos

A missão do Abrigo Bezerra de Menezes é acolher idosos carentes e desamparados, em um lugar preparado para suas atividades diárias, assim como prestar serviços à comunidade e àqueles que mais precisam – por meio da doação de alimentos, roupas, calçados – e orientar as famílias para o desenvolvimento integral de suas vidas e da comunidade. O abrigo também tem por objetivo promover e incentivar o voluntariado e a caridade.

Em suas unidades Penha de França e Itaquaquecetuba, a entidade ampara, sem nenhum tipo de discriminação, cerca de 180 idosos com mais de 65 anos, de ambos os sexos. Conta com aproximadamente 150 profissionais especializados em áreas como assistência social, psicologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem, atendimento médico, odontologia, administração, contabilidade, entre outras. Também dispõe de voluntários, que doam seu tempo e disposição para auxiliar em diversas áreas.

SOBRE O ACOLHIMENTO:

O idoso deve ter acima de 65 anos, com boas condições de saúde física e mental. Isto ocorre pelo fato de que a Associação atua como abrigo, sendo assim, não dispõe de estrutura especializada para atendimento clinico, indispensáveis a portadores de Alzheimer, Mal de Parkinson, sequelas de AVC ou qualquer outra enfermidade que limite sua autonomia para a realização de suas atividades diárias.

Ao manifestar necessidade de residir no Abrigo, o próprio idoso, familiar ou alguém próximo, deve entrar em contato com o Serviço Social e agendar uma entrevista, a fim de que se faça uma avaliação do pedido. Se o resultado da avaliação for positivo, é preciso aguardar o surgimento da vaga, de acordo com a lista de espera..

Usualmente, o surgimento da vaga decorre do falecimento ou saída de um dos residentes. Quando isso ocorre, o idoso é encaminhado para uma nova entrevista com a equipe da diretoria. Havendo um parecer positivo, é agendado o dia do acolhimento onde será realizada a assinatura do contrato de prestação de serviços em que se estabelecem os direitos e deveres de ambas às partes.